As creches, os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo regressam às escolas na próxima segunda-feira, dia 15 de março. No mesmo dia, abre ao público o comércio ao postigo, os cabeleireiros, manicuras e similares, bem como as livrarias, comércio automóvel e mediação imobiliário. 

As medidas foram anunciadas ontem pelo Primeiro-Ministro, no final do Conselho de Ministros, que aprovou o plano de desconfinamento gradual até 3 de maio. 

Desta forma, será leva a cabo uma estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19 com quatro fases, com um período de 15 dias entre cada uma para que sejam avaliados os impactos das medidas na evolução da pandemia, bem como os níveis de incidência e crescimento. 

António Costa considera que, nesta altura, pode falar-se de uma “reabertura progressiva da sociedade” “em segurança”. No que diz respeito à Páscoa, mantém-se o dever geral de confinamento, bem como a proibição de circulação entre concelhos nos próximos fins de semana. 

Regras Gerais

Teletrabalho, sempre que possível;

Horários de funcionamento: até 21h durante a semana; 13h ao fim-de-semana e feriados ou 19h para retalho alimentar;

Proibição de circulação entre concelhos em 20-21/03 e de 26/03 a 5/04 (Páscoa);

Consulta