PNMC

Programa Nacional de Marcha e Corrida

Congresso Internacional de Marcha e Corrida

Congresso 2018 

IX CONGRESSO DA CORRIDA "Profº. Mário Moniz Pereira"
Braga, 2 de Dezembro, Altice Forum

A Federação Portuguesa de Atletismo/Programa Nacional de Marcha e Corrida e a Câmara Municipal de Braga realizou o Congresso da Corrida “Prof. Mário Moniz Pereira”

A Cidade de Braga, considerada como capital Europeia do Desporto em 2018, recebeu este evento já considerado como uma referência nacional ao nível da formação de praticantes e técnicos de corrida.

As temáticas a abordar ao longo das comunicações estão associadas quer à vertente do Programa Nacional de Marcha e Corrida, diretamente associadas com a corrida recreativa e saúde, quer com a vertente do treino, corrida de rendimento.

O Congresso tem como principais objetivos contribuir para uma melhor formação e aumentar a motivação, tanto dos corredores como de todos os técnicos que trabalham com a comunidade da corrida em Portugal no sentido de qualificar cada vez mais as suas práticas.

Prelecções

Romeu Araújo - A Podologia no Atletismo

Vitor Dias - Correr Por Prazer

Filipa Vicente - Nutrição Congresso Corrida

Ana Maria de Freitas - Prevenção de lesões do corredor

Sameiro Araújo - Escola Portuguesa de meio- fundo e fundo

Miguel Caldas - Modelos de Gestão-CMC de Braga

Pedro Rocha - Da avaliacão à prática orientada

Serafim Gadelho - Treino da técnica de corrida

 

Congresso 2017 

VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA CORRIDA 
Lisboa, 2 e 3 de Dezembro, Faculdade de Motricidade Humana

A exemplo dos anos anteriores, integrado no plano de atividades do Programa Nacional de Marcha e Corrida, a Federação Portuguesa de Atletismo ( PNMC ) vai realizar em Lisboa, no auditório da Faculdade de Motricidade Humana, nos dias 2 e 3 de Dezembro, o VIII Congresso Internacional de Corrida, evento anual já considerado uma referência nacional ao nível da formação de praticantes e técnicos de corrida . As temáticas a abordar ao longo das comunicações estão associadas quer à vertente do Programa Nacional Marcha e Corrida diretamente relacionadas com a corrida recreativa e saúde quer com a vertente do treino da corrida de rendimento . A edição deste ano do Congresso Internacional da Corrida tem como principais objetivos contribuir para melhorar a formação e aumentar a motivação tanto dos corredores como de todos os técnicos que trabalham com a comunidade da corrida em Portugal no sentido de qualificar cada vez mais as suas práticas. O Congresso enquadra-se no Decreto Regulamentar nº 248-A /2008 de 31 de Dezembro, e como tal, está certificado pelo IPDJ. A todos os participantes será entregue um certificado de presença. As inscrições deverão ser realizadas na plataforma weventual
https://app.weventual.com/detalheEvento.action?iDEvento=4535 
Serão consideradas apenas as primeiras 150 inscrições recebidas por ordem cronológica (devidamente validadas) no período de 11 de Novembro a 30 de Novembro de 2017.
As receitas deste evento revertem a favor da Fundação Maria Cristina, instituição criada há dez anos e que já providenciou educação a mais de 600 crianças. De sublinhar o feito de, em 2013, Maria da Conceição a sua fundadora, ter sido a primeira mulher portuguesa a escalar o Monte Evereste. Desde então correu 7 ultramaratonas em 7 continentes em 6 semanas; 7 ultramaratonas em 7 dias; e ainda 7 maratonas em 7 continentes em 11 dias.Maria da Conceição é detentora de três recordes no Guinness World Records. Além disso, recebeu vários prémios e um grande reconhecimento pelo seu trabalho, incluindo o European Union Woman Innovators Award (Prémio de Mulher Inovadora da União Europeia), o Emirates Humanitarian Woman of the year 2009 (Mulher Humanitária do Ano Emirates 2009), Most Inspiring Woman do Gulf Cooperation Council 2010 (Prémio da Mulher Mais Inspiradora de 2010 do Conselho de Cooperação do Golfo), Sustainable Leadership Award 2013 (Prémio de Liderança Sustentável de 2013), Inspiring Change Award 2014 (Prémio de Mudança Inspiradora de 2014) e muitos mais.Junte-se a nós e desfrute da melhor forma desta manhã desportiva.

 

 Programa-Horário

 

 Congresso 2016

  VII CONGRESSO INTERNACIONAL DA CORRIDA 
 Lisboa,  3 e 4  de Dezembro Estádio Universitário, Centro de Medicina de Lisboa     

A exemplo dos anos anteriores, integrado no plano de atividades do Programa Nacional de Marcha e Corrida, a Federação Portuguesa de Atletismo ( PNMC )  vai realizar em Lisboa, no auditório do Centro de Medicina de Lisboa, nos dias 3 e 4  de Dezembro, o VII Congresso Internacional de Corrida, evento anual já considerado uma referência nacional ao nível da formação de praticantes e técnicos de corrida . As temáticas a abordar ao longo das comunicações estão associadas quer  à vertente  do Programa Nacional Marcha e Corrida  diretamente relacionadas com a corrida recreativa  e saúde quer  com a vertente do treino  da corrida de rendimento .   A edição deste ano  do  Congresso Internacional da Corrida tem como principais objetivos contribuir para melhorar a formação e aumentar a  motivação tanto dos corredores como de todos os técnicos que trabalham com a comunidade da corrida em Portugal no sentido de qualificar cada vez mais as suas práticas.   O Congresso enquadra-se no Decreto Regulamentar nº 248-A /2008 de 31 de Dezembro, e como tal, está certificado pelo IPDJ. A todos os participantes será entregue um certificado de presença e a atribuição de  2,0 Unidades de Crédito. As inscrições deverão ser realizadas na  plataforma weventual. Serão consideradas apenas as primeiras 100 inscrições recebidas por ordem cronológica (devidamente validadas)  no período de 3 de Novembro a 1 de Dezembro de 2016.

 

Programa-Horário

 

 Congresso 2015 

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA CORRIDA 
 Lisboa,  5 e 6  de Dezembro, Hotel Altis

 Enquadrado no  seu plano anual de actividades, o Programa Nacional de Marcha e Corrida da Federação Portuguesa de Atletismo leva a efeito o VI Congresso Internacional da Corrida a realizar nos próximos dias 5 e 6 de Dezembro no Hotel Altis Park em Lisboa. Mantendo os objectivos das edições anteriores, o Congresso deste ano contará com a participação de 30 prelectores, entre os quais o reconhecido técnico de meio fundo e fundo espanhol, António Serrano, que apresentará a sua filosofia de preparação para a maratona. O evento contará igualmente  com a presença dos mais  conceituados técnicos nacionais,  de investigadores e de atletas convidados que ao longo das várias sessões abordarão a temática da corrida nas suas diferentes vertentes. A par da componente da formação, o Congresso, aberto a todos os técnicos e praticantes de todos os níveis,  pretende ser  igualmente um espaço de  reflexão em torno das tendências e desafios que se colocam  para o desenvolvimento da Corrida em Portugal, dando-lhes a oportunidade de desenvolverem competências através da participação em  workshops orientados por especialistas nas várias áreas. O Congresso enquadra-se no Decreto Regulamentar nº 248-A /2008 de 31 de Dezembro, e como tal, está certificado pelo IPDJ. A todos os participantes será entregue um certificado de presença e a atribuição de  2,6 Unidades de Crédito.  As inscrições devem ser realizadas até ao próximo dia  1 de Dezembro de 2015, mediante o preenchimento e envio do formulário de inscrição.

Preleções

 Alexandre Monteiro-Associação Nacional de Atletismo Veterano

 Amândio Santos Avaliação Fisiológica Controlo de Treino

Charla Antonio Serrano-Treinador ESP

 Billie Mitchell - Jogscotland

Edson Santos - Desporto para a Vida, Corrida para a vida

Ernesto Ferreira -Prevenção de lesões no atletismo

 Francisco Alves - Modelos quantitativos para o treino Impulso de treino

Goncalo_V_Mendonca - Treino de resistência e níveis de performance

João Carlos Correia - Corridas de Estrada e Trail

João Lameiras - Treino Mental ferramentas práticas

 Mafalda Ferreira - Estudo Prática de Corrida em Portugal 

Marco Vasic - Running for All presentation

Nuno Januário - Treino Desportivo em Pessoas com Deficiência

Nuno Pimenta - A Comunidade Portugal Running

Orlando Fernandes - Treino Sensório Motor Benefícios para corredores

Patrícia Canhão - Papel da Corrida na Prevenção do AVC

Paulo Beckert - Saúde e Corrida Benefícios

Paulo Rocha - Programa Nacional de Desporto para Todos

Pedro Rocha - Programa Nacional de Marcha e Corrida 

 

  Programa-Horário

 

Congresso 2014 

V CONGRESSO INTERNACIONAL DA CORRIDA 
 Lisboa,  6 e 7  de Dezembro, Hotel Altis

Preleções

Andrew Jones - lisbon running 1

António Fernandes - A Corrida

António Graça - Planeamento Anual do Treino da Resistência 

Cátia Branquinho - Comunicacao_Envelhecimento

Flipe Videira

Jack Daniels - A Scientific Approach to Running Faster

Jack Daniels - Training Methods and Workouts

João Breda - European Physical Activity for Health Strategy

João Lameiras - Treino Mental

Marco Pereira - Suplementos e recursos ergogénicos 

Orlando Fernandes - Técnica de corrida 

Paulo Oliveira - Biomecânica e a Corrida 

Ricardo Batista - O impacto do centro de Marcha e Corrida

 Roxana Perez - Tom Tom

Pedro Rocha - Programa Nacional de Marcha e Corrida 

 

 

 Programa-Horário